Como prevenir a gastrite: diga adeus ao desconforto estomacal

Só quem tem gastrite sabe que a doença é muito maior que um simples desconforto estomacal, né? Cerca de 70% da população brasileira  está infectada pela bactéria Helicobacter pylori, uma das principais causas deste mal. Pensando nisso, conversamos com o endoscopista Dr. Sérgio Barrichello, que explicou como prevenir a gastrite!

Qual é o diagnóstico da doença?

A gastrite pode se apresentar de duas formas: a crônica ou a aguda. Quando o contágio se dá através de infecção pela bactéria H. pylori, dizemos que a doença é crônica. Já quando se dá pelo uso contínuo de medicamentos que podem inflamar e inchar o revestimento do estômago ou pelo consumo exagerado de álcool e café, temos uma doença aguda. O principal meio para detectar a sua presença e diferenciar sua forma é através de uma endoscopia digestiva, explica o médico, diz o MSN.

Como tratar? 

A partir daí, é hora de fazer mudanças. Segundo o Dr. Sérgio, alimentos ácidos, gorduras, cafeína e álcool devem ser banidos da dieta do paciente. “No caso da bactéria, o tratamento passa a ser feito com a associação de antibióticos e um medicamente que inibe a acidez. A boa notícia é que as pessoas que têm a H. pylori e passam por um tratamento têm aproximadamente 1% de chance de voltar a ter úlcera ou gastrite em um ano. Entre as pessoas que não tratam, o índice aumenta para 95% de chance”, alerta o profissional.

Como prevenir a gastrite?

Condições de higiene e sanitárias adequadas, aliadas a uma dieta alimentar saudável e equilibrada, pode garantir o bem-estar e evitar que a gastrite se apresente. Comer verduras, legumes e frutas; evitar o consumo exagerado de gorduras, café e álcool; e mastigar bem os alimentos estão entre as principais dicas para evitar a doença.

09/04/2019

(Visited 5 times, 1 visits today)